terça-feira, 24 de julho de 2012


Olá queridos, graça e Paz!!!

Aloha!!
(Aloha= receba um sopro de vida no rosto).


Fazem exatamente 30 dias que chegamos aqui em Kona. Os dias têm sido tão movimentados por aqui que nem parece que já passaram 4 semanas. Tem muita coisa acontecendo aqui na base ao mesmo tempo. Fora projeto Uniskript, do qual falaremos um pouco mais abaixo, há muitos outros projetos de alcance mundial acontecendo. Esta semana, por exemplo, começaram outras cinco ETEDs – Escola de Treinamento e Discipulado. Fora os seminários, ministérios locais, projetos de livros, musica, filmes, equipes de prático que estão trabalhando com evangelismo e serviço voluntário.  No meio de tanta gente e tantos ministérios e projetos acontecendo ao mesmo tempo é muito difícil sentar durante o dia. O horário preferido de todos para fazer isso é durante o almoço ou a janta, pois praticamente todos os alunos e obreiros almoçam aqui no campus mesmo.

Nós já nos adaptamos ao local e ao ritmo daqui. Estamos cumprindo uma jornada de 8 horas de trabalho diário, às vezes um pouco mais. O Projeto Uniskript é bem maior do que pensávamos quando saímos do Brasil. Nós chegamos aqui no final do que tem sido chamado de fase um do projeto. Isso significa que tivemos dedicar um bom volume de tempo para poder alcançar os demais - isso falando de todos os passos que o projeto levou até chegar ao formato em que está hoje. Feito isso já assumimos algumas funções e projetos dentro do ministério. A fase dois do projeto é uma fase de estruturação, planejamento, pesquisa e claro, produção. Foi um privilégio para nós termos chegado neste momento e podermos participar do início desta nova fase do projeto. Semana passada nós cumprimos uma maratona de reuniões onde decidimos os próximos passos Como vocês sabem nosso trabalho aqui envolve muito mais do que apenas a análise das línguas e a proposição de ortografias para as mesmas. O projeto Uniskript, devido a própria demanda dos povos tem crescido muito em sua abrangência. Portanto precisamos planejar cursos para o treinamento de mais obreiros

No momento eu estou estudando a fonologia da língua marshallesa e devo terminar de elaborar uma ortografia Uniskript para essa língua até daqui a 30 dias. A Ruteneia está elaborando o material de alfabetização (livros e jogos didáticos) para a língua Samoa. Ela também precisa ter esse trabalho pronto dentro de algumas semanas. Ou seja, estamos bem ocupados ultimamente. Mas estamos felizes porque foi para isso que viemos. Ainda há cerca de 1800 línguas no mundo que ainda não foram analisadas. E o objetivo de nosso projeto é, além de criar condições para que eles sejam alfabetizados, oferecer a eles a Palavra de Deus em sua forma escrita.

Falando um pouco sobre a família – Ontem matriculamos o Ariel, o Michael e amanhã será a vez da Danielle. Eles ainda não tinham sido matriculados por causa do recesso escolar daqui - estamos durante as férias de verão. Semana que vem levaremos os três para a imunização local contra TB. Os meninos estão participando de um programa voltado especialmente para adolescentes e que acontece aqui mesmo na base da Jocum. Eles ficam fora o dia quase inteiro, mas o importante é que estão gostando muito e têm aprendido muito de Deus. Hoje mesmo eles fizeram evangelismo em algumas partes da Ilha e algumas pessoas aceitaram a Jesus. A Danielle tem tido aulas em uma escolinha de verão de segunda à quarta-feira. Tem sido muito bom para ela poder se acostumar com o inglês antes do início do ano letivo em Agosto.

Nós estamos orando por um apartamento. O local onde estamos agora não tem quartos. Trata-se de um vão com uma espécie de quarto suspenso com meia parede.  Alugar um apartamento fica exatamente o mesmo valor que temos que pagar aqui na base, mesmo contando a energia e a água. Só que precisamos de um carro. Recebemos uma oferta de R$ 2540,00 para comprarmos um e estamos orando pelo restante. Somos gratos a Deus por você e sua família fazer parte conosco deste Projeto.

Que assim o Senhor continue nos unindo no seu amor pelas nações!!!

Abraços,

Cledson e Ruteneia

Nenhum comentário:

Postar um comentário